ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ROTARIANO DE CORAÇÃO

ROTARIANO DE CORAÇÃO
Alberto Bittencourt
Abr 2004






Àqueles que têm o perfil de rotarianos, mas não são rotarianos. Àqueles que são voluntários para o serviço do próximo, têm a ética e o comportamento ilibado do rotariano, mas por qualquer motivo, inclusive financeiro, não podem ser rotarianos. Àqueles que são nossos amigos, detentores de nossa consideração e respeito. Àqueles que, mesmo não sendo rotarianos, “Dão de Si, Antes de Pensar em Si”. À essas pessoas especiais, como homenagem, instituímos em nosso Distrito 4500, no ano do Centenário do Rotary, um diploma muito especial, intitulado Rotariano de Coração.

Concebido por Ricardo Pinto do RC do Recife-Boa Vista, lançado nas reuniões preparatórias do ano do centenário, a homenagem foi imediatamente adotada por vários clubes do distrito como os Rotary Clubs do Recife, Largo da Paz, Boa Viagem, entre outros. Um belo e sugestivo diploma foi confeccionado pelo RC Recife e adotado pelos demais. Madre Tereza de Calcutá foi escolhida unanimente para ser a patrona do programa. 

Essa honraria tem dois objetivos: o primeiro, aproximar essas pessoas do clube, traze-las para junto dos rotarianos, para que participem das reuniões e dos trabalhos e o segundo, fazer com que o homenageado tenha mais oportunidades de dar de si em favor do próximo. 

Por essas razões, o Rotariano de Coração passou a ser admitido também como um membro da Família Rotária. 

Ficou instituído que quem receber o diploma de Rotariano de Coração, tem o compromisso de doar pelo menos quatro horas mensais de trabalho, seja em prol de uma entidade que cuide dos idosos, de crianças, de deficientes, de enfermos, seja em prol da comunidade de um modo geral. 

Quatro horas por mês não é nada, muitos já fazem bem mais do que isso. Só em nossas reuniões plenárias nós ultrapassamos esse tempo. Se essas personalidades derem de seu trabalho voluntário em favor de quem precisa quatro horas mensais, elas estarão desempenhando o papel de Rotarianos de Coração.

O Rotary tem como uma das metas, trazer pessoas da sociedade para trabalhar junto à Família Rotária, o que por si só se constitui motivo de fortalecimento do Quadro Associativo. 

Então eu dou os parabéns aos rotarianos, sugerindo-lhes mais uma vez que, que essas pessoas identificadas e agraciadas com títulos de “Rotariano de Coração”, venham para junto da Família Rotária. Elas são merecedoras desse diploma que, mais do que um simples diploma, é um prêmio, do qual constam os seguintes dizeres:

“Outorgado em reconhecimento às realizações na vida profissional, compromisso com altos padrões de ética, prestação de serviços comunitários e dedicação ao conceito de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.


X-X-X-X-X-X

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

I INTERCLUBES DO ARARIPE




                                     

Outdoor com os patrocinadores do evento

I INTERCLUBES DO ARARIPE


Alberto Bittencourt



Com o objetivo de celebrar o aniversário de 44 anos de fundação, o Rotary Club de Araripina patrocinou dias 27, 28 e 29 de setembro de 2013, o seu Primeiro Seminário Interclubes do Araripe. 

A presidente Thaylise Gomes de Souza aceitou o desafio: levou pessoalmente os convites aos Rotary Clubs mais próximos, em quatro estados: Pernambuco, Piauí, Ceará e Bahia. De Pernambuco, Distrito 4500, foram convidados os RCs Petrolina e Petrolina Norte, além do recém criado RC Parnamirim. Do Distrito 4490 os seguintes clubes foram convidados: RC Juazeiro do Norte e RC Crato, do Ceará, além do RC Picos, do Piauí. O RC Juazeiro da Bahia, Distrito 4390 foi o outro convidado. Todos esses clubes se situam num raio de 150 a 250 km de Araripina.

Não satisfeita, a presidente arregaçou as mangas e partiu em busca de parcerias para o empreendimento. Conseguiu o apoio financeiro de 75 empresas. Quando vi as logomarcas dessas empresas, a princípio não acreditei. Ela me explicou que pedia uma colaboração pequena, de cerca de R$ 150,00 a cada uma e em troca, oferecia a colocação da marca da empresa em dois outdoors na cidade. Nenhuma das empresas abordadas deixou de colaborar.


Banner com os patrocinadores.

Ressaltamos a seguir, algumas presenças significativas:

- Inicialmente, há que se destacar a participação da sempre atuante Governadora Assistente Solange Miranda e de seu marido, José Wilson empresário da região.

- O Rotary Club de Parnamirim, PE, foi representado por seu presidente, companheiro Wíllames Barbosa Costa.

- Destacamos a participação do rotariano Carlos Alberto de Souza Silva, um verdadeiro motor que impulsiona e resolve todos os problemas, sempre atento para que tudo funcione a contento, estava em todos os lugares, juntamente com a esposa Maria Gildete; 




O rotariano exemplar Carlos Alberto

- Arnaldo Arraes Lages, e a esposa Fernanda Ramos encantaram a todos pela disponibilidade e energia; Fernanda nos brindou com uma excelente palestra, como veremos mais adiante.

_ A companheira Daniela que, provisoriamente mora na Bahia e o marido, Ramon, empresário de Juazeiro do Norte, sempre amigos e solícitos. O casal teve a gentileza de me transportar de carro para Araripina, quando cheguei de avião em Juazeiro do Norte, em agradável viagem de cerca de 1h30min;

- Destacamos a presença da rotariana amiga de todos, Izete Rodrigues.

- Participante em todos os momentos, anotamos o rotariano mais antigo de Araripina, comp. Manoel Nilo de Castro, de frequência 100% que nada perdia e a tudo estava atento.

- Destacamos ainda a presença do jovem Arilson Araujo Arraes, de 17 anos completados em 28 out, que venceu a primeira etapa de um concurso do canal de TV, National Geographic, intitulado "Os Incríveis - O Grande Desafio", respondendo perguntas sobre a Seleção Brasileira.
Ele tem um blog: "brasildechuteiras.blogspot.com". 



O jovem Arilson

- Sempre atuantes, o casal Diego de Assis Vieira e Wyama Medeiros, do Rotaract Club de Pombal, participaram de todos os eventos e me deram carona de volta para Juazeiro do Norte no domingo pela manhã. Wyama, Representante Distrital do Rotaract, RDR, fez excelente palestra no sábado à tarde, como veremos a seguir. 



Wyama, Alberto, Diego e Thaylise

Pedimos desculpas pelas muitas presenças não citadas, inclusive as representantes da Loja Maçônica, Demolé e Filhas de Jó. Todos, sem excessão, abrilhantaram o evento.

A programação incluiu na sexta-feira, dia 27 de setembro, a plenária de abertura às 19h00, seguida de um coquetel de boas vindas.

No sábado, dia 28, tivemos pela manhã a primeira rodada de palestras, sendo abordados os potenciais do Araripe:

1. Tesouro Arqueológico do Araripe Pernambucano, proferida pela companheira Fernanda Maria Ramos de Almeida, Secretaria Municipal de Assistência Social, esposa do comp. Arnaldo Arraes Lage. Ela nos brindou com uma maravilhosa apresentação sobre o Patrimônio Fossilífero da região, a famosa pedra do peixe, tão decantada e esquecida pelas autoridades, objeto da cobiça internacional e de contrabando. Disse que o único dinossauro pernambucano, descoberto no Araripe, está em exposição num museu da Alemanha. Apresentou a excelente publicação "Tesouros do Araripe", editado pela UFPE, à venda pelo preço módico de R$ 13,00 na Editora Universitária.

2. Gesso, o Ouro Branco do Araripe, proferida pelo engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho, Alex Levy Cavalcanti da Silva, da empresa Supergesso S/A Ind. e Com. Ele nos deu uma ampla visão dessa riqueza mineral e natural da região, suas perspectivas industriais e comerciais e seu emprego na construção civil. Informou que o Brasil é o maior produtor da América do Sul e que o Polo Gesseiro do Araripe detém 95% da produção nacional.

3. Energia Eólica – Bons Ventos Para Nós, pelo engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Herbert Torres. Ele abordou a potencialidade da região com a instalação de um grande parque eólico, por empresa multinacional.

Essas três palestras demonstram que a riqueza do Araripe não é apenas uma potencialidade, mas uma realidade do presente.

À tarde fiz a minha apresentação e debati com os companheiros, por quase 1h30min, questões relativas à Fundação Rotária, Pólio Plus, Associação Brasileira da The Rotary Foundation – ABTRF - e Empresa Cidadã. Esclareci dúvidas e incentivei os companheiros a fazerem projetos e a buscarem apoio para a Fundação Rotária.

Após o intervalo do café, tivemos uma apresentação maravilhosa do Rotakids, os caçulinhas do Rotary, com espetáculos graciosos de dança e teatrinho. 



A turminha do ROTAKIDS

A seguir foi a vez do Rotaract e das Novas Gerações. A palestrante foi a companheira Representante Distrital do Rotaract –RDR - Wyama Medeiros do Rotaract de Pombal, que nos deu uma verdadeira aula de liderança e motivação. 





Wyama, na palestra sobre o Rotaract


No sábado à noite, tivemos como coroamento o Baile de Aniversário do Rotary Club de Araripina, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, animado por excelente orquestra de Barbalha, CE - "Os Águias de Barbalha".

As festividades ainda se estenderam pelo domingo, 29, com dinâmicas de grupos e um almoço de confraternização.

Reproduzo as palavras da presidente Thaylise:

"Planejamos um evento com bastante cuidado e carinho e uma festa maravilhosa em comemoração aos 44 anos do nosso clube no final de semana. Apesar de estarmos na extremidade do distrito, desmistificamos a palavra distância para quem aqui esteve."

Está de parabéns a presidente Thaylise, que, quando visitei o RC Araripina como governador do Centenário, em 2004, era presidente do Interact Club. 



Thaylise em 2004, como presidente do Interact Araripina
na minha visita e de Helena, como governador do D.4500

De tudo o que vi, do muito que aprendi com o Rotary Club de Araripina, sob a liderança dessa jovem profissional de 25 anos, recém saída do Rotaract, gerente do Bradesco, dona de uma empresa fornecedora de uma requisitada cheesecake para padarias e restaurantes, gostaria de sugerir aos Rotary Clubs mais distantes, situados nos limites dos estados o seguinte:

"Não se deixem intimidar pela distância. Não fiquem isolados. Programem eventos, convidem ex-governadores, coordenadores, presidentes e membros de comissões distritais. Convidem os clubes de fora, mesmo de outros distritos, não se acanhem de buscar parcerias e patrocínios. Se Maomé não pode ir à montanha, tragam a montanha até Maomé. É a minha sugestão".

Encerro com as palavras da presidente Thaylise:

"Já estamos pensando no próximo evento, que será ano que vem e tenho a certeza de que os demais companheiros do distrito estarão presentes, para viverem verdadeiramente o Rotary pois é nesses eventos que fortalecemos os nossos laços de amizade e companheirismo."


Thaylise e Thiago Madureira

x-x-x-x-x- 








segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CARAVANA AO SÍTIO FRUTUOSO




Caravana ao Sítio Frutuoso

Helena Bittencourt




      Em primeiro lugar devemos agradecer a Deus e depois a Lúcia e Enildo pela oportunidade que nos proporcionaram de conhecer o trabalho maravilhoso que é desenvolvido naquele rincão, esquecido por administradores e políticos, que só se lembram daquela população tão carente às vésperas das eleições.

    Umas vinte pessoas foram chegando, devagarinho, ao local escolhido para nossa partida. Logo depois, apareceu o ônibus que seria nosso transporte e de toda aquela matalotagem que levaríamos conosco para suprir algumas das necessidades daquele povo de Deus. Eram mantimentos, muitas cestas básicas, roupas usadas e novas e brinquedos para alegrar a criançada no dia da criança. Levávamos também sanduíches  bolos deliciosos e refrigerantes, para o lanche tão esperado. Ah! já ia me esquecendo do delicioso almoço que nos aguardaria após a festa com os moradores do Sítio Frutuoso.

      Nosso ônibus ia cheio, pesado, mas carregava tanto amor e boa vontade, que nem sentimos o tempo passar, apesar da parada, na subida da Serra das Russas, num grande engarrafamento devido a um grave acidente na estrada. 

      Depois de Bezerros, na área rural, próximo à Serra Negra, a estrada ficou mais estreita e enlameada, devido à chuva que caía. De repente, vimos que já estávamos próximos, pois crianças começaram a gritar e a correr, à frente de nosso ônibus. Todos nós nos emocionamos com aquela acolhida, foi quando sentimos o quanto era importante a nossa chegada.

     
      Na entrada do pátio, por volta de umas trezentas pessoas, na maioria, crianças e jovens, nos olhavam com muita alegria e sorriso nos lábios.


      Ali, comecei a sentir a grandeza daquele trabalho!

      Ao fundo do pátio, numa construção simples, mas bem arrumadinha, havia três salas grandes. Uma, abriga um gabinete dentário, que funciona dois dias na semana, a outra é uma sala de aula que, durante a manhã, vira um jardim de infância para as crianças menores e, à tarde, para adolescentes e mães, funcionam cursos de artesanato, bordado e serve até para palestras e vacinação. 


      Na terceira sala, muito concorrida, fica a sala de informática, onde doze computadores, quatro deles ligados à internet, e um professor maravilhoso, jovem, motivado e devotado, superam todas as dificuldades, de distância e mesmo com material insuficiente. 


      William, este jovem instrutor, cheio de conhecimentos para dar e muito amor no coração, se doa àqueles jovens, munido de apostilas feitas por ele mesmo, para possibilitá-los entrar num mercado de trabalho que hoje, exclui quem não sabe lidar com informática. Fiquei tão tocada, que irei ajudá-lo em sua tarefa, conseguindo materiais, equipamentos e também com a confecção do diploma dos concluintes.


      Após a visita, foi feito um mutirão para preparar as cestas básicas. Trabalhávamos ao lado de líderes da comunidade, todos irmanados para, eficientemente, montar os kits de presentes e de mantimentos e distribuir a todos que já nos aguardavam em filas, muito bem comportados.
      
      Lúcia, sempre previdente, nunca esquece que uma de suas missões é a evangelização. Então, levou túnicas e vestes, adereços e sandálias para montar um jogral com a passagem bíblica do filho pródigo. E ... quem foram os atores? Foram alguns membros da nossa comitiva: Alberto, como o pai abastado; Margarida, como narradora; George, como o criador de porcos e, os dois filhos, eram jovens que vieram conosco.

                       

 Chegou a hora de servi-los. Todos nos recebiam com muito carinho. O que mais nos chamou a atenção foi a beleza dos traços fisionômicos daqueles jovens, muitos deles de olhos verdes ou azuis, cabelos louros ou negros, mas uma gente muito gentil e bonita. 


      Depois que distribuímos tudo que havíamos trazido e mais o que chegara no caminhão que nos antecedera, eles, aos poucos, se retiraram levando presentes e mantimentos para preparar o almoço.

   
      Satisfeitos e agraciados por aquele ato de amor para com nossos irmãos mais necessitados, fizemos uma pausa para apreciarmos a feijoada que Lúcia nos ofereceu, uma verdadeira delícia!



      Voltamos então para nossos lares, depois de um dia tão agradável e cheio da graça de Deus, felizes por termos tido a oportunidade de conhecer gente nova, gente bondosa e de termos aproveitado momentos de muito companheirismo.

      Muito obrigada, Lúcia e Enildo por vocês nos terem proporcionado um dia de sonho como o deste sábado, 12 de outubro de 2013.