ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O ENCONTRO



Glenn Estess, Presidente do Centenário do Rotary, 2004-05 e o lema do ano


O ENCONTRO
Alberto Bittencourt – set 2013

Aproxima-se mais um encontro. Neste ano, as águas do rio Paraná estarão respirando profundamente, no mais importante evento rotário anual do Brasil.

Em Foz do Iguaçu, "Terra das Cataratas", de 05 a 07 de setembro de 2013, as mais expressivas lideranças do movimento rotário brasileiro estarão presentes, no 36º Instituto Rotary Brasil.

Os governadores de todos os distritos se reunirão com seus colegas de ano para confraternizar, abraçar, celebrar, no que se chama a Noite do Reencontro.

Como sói nunca tomarmos banho no mesmo rio, este encontro não restará diferente, pois mudamos nós, mudou o local, mudou o Rotary. Enfim, mudou tudo. É a lei natural da evolução do tempo e do espaço.

Após cada encontro vem a separação e passamos a viver na expectativa do encontro seguinte.

Como em toda Noite do Reencontro, este é um momento de alegria, de paz, de harmonia, de felicidade. Assim é a vida, feita de encontros, reencontros e também de desencontros, humanos que somos.

No mundo do Rotary os desencontros, se os há, são pequenos, e por isto estamos no Rotary.

Com orgulho levamos na lapela o distintivo de Governadores do Centenário, ano 2004-05. É um título insubstituível. Somos os eternos Governadores do Centenário. Jamais existirá outro igual. Existirá, no futuro, um governador do bicentenário, mas não estaremos aqui para ver. Tampouco sabemos se estará concretizado o sonho rotário da Paz Universal. Mas o título de Governador do Centenário, materializado neste distintivo que o Getulio Nasciutti mandou fazer e nos presenteou, esse título é único e insubstituível. Nunca seremos ex. Somos os únicos Governadores do Centenário.

Porém jamais podemos fazer disso motivo de arrogância. Temos que manter a humildade, para que estejam sempre presentes os princípios da unidade, amizade, camaradagem, do convívio alegre, salutar, que nos une e faz com que sejamos irmãos, espalhados por todo o Brasil, a difundir a paz, a harmonia. Somos os Governadores do Centenário.

Não nos move a ambição de fazer carreira, de galgar postos elevados, de ostentar galardões. O que vier, será consequência. O título de Governador do Centenário já nos dá grande importância e imensa responsabilidade.

Temos as nossas missões: transmitir o recado de Paul Harris é a principal tarefa, para os novos, para os antigos, para todos.

Não precisamos ter medo, nem nos preocupar com o futuro do Rotary, nem do mundo. Cada um seguirá o seu próprio destino. O pensamento coletivo e uno dos rotarianos do mundo inteiro estará sempre presente em nossos encontros.

Nos encontros como esse, que se multiplicam pelo planeta, em 532 distritos rotários, está presente a sinergia do Rotary, em que somos veículos da paz.

Cada um de nós, Governadores do Centenário, faz a transformação do mundo, porque vivemos no mundo da solidariedade, da paz, da harmonia, da cooperação, da amizade, da ajuda mútua. 

Quanto àquele ser que estamos ajudando, sem o saber, ele também está nos ajudando. Em cada ajuda que prestamos, mudamos nós, mudam os que recebem a nossa solidariedade, muda o mundo. Assim, de pequenas ações no dia a dia, vamos transformando vidas, vamos transformando o mundo. São os nossos encontros. A cada encontro, um mudo diferente, melhor. Aos poucos, passo a passo, o mundo do Rotary, que é o mundo da paz, e da solidariedade vai crescendo, tomando o lugar do outro mundo, que é o mundo da guerra, da violência, da incompreensão, do desencontro.

Por isso, companheiros, esse nosso encontro anual é tão importante. Ele carrega as nossas baterias, posto que, nele recebemos a sinergia do grupo. Ele nos alimenta para melhor vivificarmos um ano de trabalho, de ação. Esse encontro anual, dos Governadores do Centenário, não nos deixa esmorecer, fraquejar. Saímos daqui mais fortes, mais humanos, mais compreensivos,

Depois virá a separação. Porém estaremos mais fortes para exercer o nosso papel, de servir. Até o próximo encontro. Estaremos separados, mas a distância não importa. Foi um encontro de alegria. Saímos robustecidos, abastecidos de ensinamentos e de vontades.

Nossas mãos não moldam o futuro. Elas moldam o presente. Elas forjam o Rotary de hoje. As dificuldades, os obstáculos, não nos esmorecem. Antes, nos fortalecem. Eles nos ensinam, são fontes de experiência. Juntos, somos capazes de vencê-los, quaisquer que sejam eles. Seguiremos nosso caminho com tranquilidade.

Ao fazermos nosso trabalho, de formiguinhas, cada um carregando a sua folha, cada um no desempenho da sua função, iremos transformando o mundo. E teremos os seguidores. Os que comungam dos mesmos sentimentos, os que têm os mesmos ideais, os que vibram na mesma freqüência, que têm afinidade com nossos pensamentos, que sintonizam com os princípios que defendemos, os que são contra a intolerância, os que têm os valores morais mais elevados, permanentes e imutáveis, esses se incorporarão naturalmente às nossas fileiras. 

Não precisamos chamar. Se bem cuidarmos do nosso jardim, as borboletas virão, como disse Mário Quintana. Ao nos separarmos saímos daqui conscientes do que somos. Conscientes dessa imensa bagagem que carregamos. Façamos uso dela. Mantenhamos acesa a chama do amor, do serviço, da humildade, do pensamento grande. Essa é a missão que Deus nos reservou. Regressemos tranquilos, conscientes para nossos destinos, sabedores de que somos um pólo irradiador de paz e harmonia.

Até o próximo encontro.

Anahein, USA  2004
Os Governadores do Centenário, com o pres. /RI Glenn Estess, os diretores de RI Luís Coelho e José Alfredo Petroni
 e a equipe de  Treinee Leaders



Na apresentação abaixo, veja as fotos da Noite do Reencontro da turma de governadores do ano 2004-05 - Governadores do Centenário - no 35º INSTITUTO ROTARY BRASIL, realizado em Vitória, ES, em setembro de 2012. 
No destaque, o gov Diamantino Gomes, do D. 1970, Portugal, interpreta um fado castiço e o gov Padilha declama um poema de sua autoria.


                                 




quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ASSOCIAÇÃO DE EX PARTICIPANTES DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

ASSOCIAÇÃO DE EX PARTICIPANTES DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA - ALUMNI

Paulo Augusto Zanardi e Maria de Lourdes


Palestra de Paulo Augusto Zanardi
Zanardi@rotary4730.org.
 EGD 2006-    07- D 4730- 
RC Curitiba – III Milênio
Seminário Regional da Fundação Rotária
Pré- XXXII Instituto Rotary Brasil
Gramado, RS, 03 de setembro de 2009
Gravação e transcrição por 
Alberto Bittencourt










Bom dia a todos.
Estou muito honrado em poder falar um pouquinho a respeito dos Alumni, ou seja, dos Ex-Participantes de Programas da Fundação Rotária
Vocês sabiam que, para cada dez rotarianos, existe alguém que já participou de algum programa da Fundação Rotária, seja como integrante do IGE, seja como beneficiário de bolsas educacionais, seja como bolsista de um dos Centros Rotary da Paz?
Para mais de um milhão e duzentos mil rotarianos do mundo, existem cerca de cento e dez mil Ex-Participantes de Programas da Fundação Rotária, número esse correspondente a um décimo do total. São pessoas que foram treinadas, bem preparadas, que adquiriram conhecimentos e experiências e que nós estamos desperdiçando, deixando de aproveitar.
Eu tenho empresa transportadora. Fazemos um treinamento muito sério com os nossos motoristas. Dói no coração quando a gente termina de fazer esse treinamento e perde o motorista, ele não fica na empresa.
O Rotary faz um treinamento espetacular com nossos jovens bolsistas para depois perdê-los. Eu, lá na empresa, sempre vou atrás do motorista que saiu para saber o que aconteceu, para tentar trazê-lo de volta, para tentar, assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados. Nós rotarianos não vamos atrás dos nossos ex-bolsistas,
O objetivo desta palestra é fazer algumas perguntas no sentido de verificar como poderíamos nos utilizar desse imenso potencial humano por nós formado, para ajudar na sociedade, nos nossos clubes, nos nossos lares, na nossa comunidade.

1.  O que é uma Associação Distrital de Ex-Participantes de Programas da Fundação Rotária?
É uma associação formada de pessoas que foram bolsistas do Rotary Pela Paz Mundial, participaram de bolsas educacionais, de IGEs e de outros programas da Fundação Rotária.
A quantidade dessas associações está começando a crescer no mundo. Aqui no Brasil, nos trinta e oito distritos rotários, infelizmente nós só temos quatro associações constituídas e praticamente só uma está mais atuante. A idéia é que a gente consiga modificar esse quadro e constituir novas associações.

2.  Quais são os propósitos desse tipo de Associação?
São cinco os principais propósitos:
1.  Estabelecer e manter contatos entre os participantes;
2.  Prover meios para que esses participantes troquem idéias entre si e com os rotarianos;
3.  Divulgar as atividades dos membros da Associação.
4.  Possibilitar o envolvimento dos ex-participantes em projetos rotários, humanitários e educacionais,
5.  Facilitar a criação de outras associações.
Evidente que o propósito é melhorar os trabalhos dos nossos clubes de Rotary, dos nossos Distritos, porque todos os ex participantes tiveram a visão de Rotary, da grandiosidade do Rotary muito maior do que alguém que ficou só no âmbito de seu distrito. Eles vivenciaram o Rotary em outro país, viram como é o Rotary lá fora e obtiveram a visão do que é o Rotary no mundo.

3. Qual a importância da Associação?
Nós temos alguns casos inspiradores para comentar. Existem médicos famosos que foram fazer especialização na Inglaterra, e foram porque receberam bolsas da Fundação Rotária. Mas eles não contam que foram pelo Rotary. Apresentam-se em seus cartões de visita como especializados em universidades na Inglaterra, penduram os diplomas nos consultórios, mas não consta embaixo que foram bolsistas do Rotary.
Em contrapartida, alguns ex-bolsistas fazem questão de reconhecer e de agradecer a bolsa recebida. Tenho autorização para falar de um que se chama Valentino Gonçalves.
Ele fez pós-graduação nos Estados Unidos e hoje é um dos maiores cirurgiões oftalmologistas de um Hospital em Curitiba. Ele comprou uma máquina junto com outros companheiros, para fazer cirurgia ocular à lazer. Ele opera cataratas nessa máquina todas as terças e todas as quintas de manhã. Faz de doze a dezoito cirurgias de cada vez. Mas, a cada dia, ele faz uma cirurgia de graça, para retribuir à bolsa da Fundação Rotária. Opera por indicação do Rotary Club ou de quem quer que seja e ainda dá informações ao paciente sobre a Fundação Rotária.  Ele faz uma cirurgia de catarata de graça duas vezes por semana há dez anos. Quanto isso representa em dinheiro? Se cada cirurgia custa mil dólares, durante dez anos, as duas cirurgias gratuitas por semana representariam uma retribuição à sociedade, de mais de um milhão de reais. Nós rotarianos investimos 20, 25 mil dólares em cada bolsista.
Por essa razão eu sou apaixonado pelos Aluminys. Eles constituem uma força fantástica e essa força precisa ser resgatada, precisa ser trazida de volta para nosso meio, para que a gente possa melhorar.

4.  Com que frequência os membros da Associação se reúnem?
Os membros da associação se reúnem periodicamente. Cada associação tem seu próprio estatuto, o seu regimento interno e vai fazer essa reunião de acordo com as suas necessidades.
O mais importante é fazer conexão entre os membros das associações que se formarem, através da internet, juntando ex-bolsistas, para que se criem mais perspectivas, mais oportunidades, e com isso atrair mais membros para o Rotary.
 Provavelmente a freqüência de nossas reuniões será mensal.

5.  Quais são os benefícios em se integrar esse tipo de associação?
Além de fazer novas amizades, podemos trocar idéias a nível profissional, vivenciar os direitos humanos e de cidadania, discutir negócios e conseguir oportunidades profissionais, porque não?
Também podemos servir em comissões rotárias distritais de seleção de bolsistas, IGEs e outros, servir como mentores de participantes de programas da Fundação Rotária, fazer palestras em clubes e eventos rotários, participar de projetos de prestação de serviços sejam locais internacionais

6. Quais são os custos?
Hoje no Brasil todo mundo fala em custo. Por exemplo, quando a gente tem que pagar cento e cinquenta reais pelo translado de Porto Alegre a Gramado, todo mundo reclama. O custo depende do que cada pessoa achar, se vale ou não a pena gastar naquela despesa. Nós não estamos muito preocupados com os custos, pois temos que olhar mais as soluções, não os custos. Qual rotariano não conseguiu algum benefício por ser rotariano?
O custo para se filiar a uma associação é zero, nenhum, a menos que se decida em contrário. Não tem custo nenhum.

7. Os membros de uma Associação são requeridos a contribuir para a Fundação Rotária?
É lógico que não. Ninguém é obrigado, mas, com certeza, eles vão ser solicitados a contribuir, de forma voluntária, para Fundação Rotária.

8. Quantos membros são necessários para se formar uma associação e qual é a sua estrutura?
O Rotary tem um número médio, inicial, de quinze pessoas. Cada associação elege sua própria diretoria, sendo o presidente o responsável por comunicar-se com o governador do distrito, com a comissão Distrital da Fundação Rotária.
Os estatutos, regimento interno, e demais documentos podem ser procurados na sessão de contatos de Ex-Participantes de Programas da Fundação Rotária.

9. O que é a Aliança Global de Ex-Participantes do Programa da Fundação Rotária?
Essa aliança é o novo fruto da Família Rotária que procura manter todos os ex-participantes em contato com o Rotary. Sua reunião inaugural foi realizada em Los Angeles e todos os anos, sem solução de continuidade, ela é atualizada. A meta é contar com pelo menos um ex-bolsista e um ex-participante de IGE que encare o espírito rotário.

10. Quem são os participantes dos programas da Fundação Rotária?
Quem recebeu qualquer tipo de subsídios da Fundação Rotária para fazer, por exemplo, uma perícia, uma auditoria, uma visita a um projeto, faz parte dos ex-participantes. Todo e qualquer governador, todo e qualquer cidadão que recebeu algum subsídio da Fundação Rotária seja para estudo, seja para fazer alguma verificação de projetos, faz parte da associação, é ex-bolsista da Fundação Rotária.

11. Porque é importante manter os ex-participantes em contato com o Rotary?
Porque eles são parte do nosso programa rotário, eles são beneficiários das nossas doações para a Fundação Rotária. Eles são ótimos recursos para a promoção dos programas da Fundação, e são um potencial enorme de conhecimento para trazer para dentro do Rotary.

12. Quantos ex-participantes dos programas da Fundação Rotária existem?
São aproximadamente cinquenta e nove mil, ex-participantes do IGE; trinta e oito mil ex-bolsistas educacionais.
Quando vejo trinta e oito mil ex-bolsistas, penso em quanto poderia ser feito, a exemplo de Valentim Gonçalves.
Tem ex-bolsistas que estudaram o poder nutritivo do krill, um pequeno camarão das águas geladas da Antártica. Hoje eles conseguem potencializar a proteína do krill para distribuir entre muitas crianças que têm alimentação hipo-proteica.
O Rotary financiou esses estudos. Na realidade não é um financiamento, é um investimento. É importante termos essa noção para que possamos ir buscar esse pessoal e trazê-los para perto da gente.

13. Quantos ex-participantes são rotarianos?
Dos cento e vinte mil jovens ex-participantes de programas da FR, apenas cinco mil são voluntários do Rotary. Apenas cinco mil querem enxergar um mundo melhor pelos olhos do Rotary.
Vejamos no IGE. Cada grupo tem cinco membros, um dos quais já é rotariano. Sobram, portanto, quatro membros não rotarianos. Isso quer dizer que pelo menos 20% dos ex-integrantes do IGE deveriam ser rotarianos, percentual esse correspondente aos líderes. Pois bem, a média hoje está em 16 % pois há muitos líderes que deixaram o Rotary.
Aproximadamente 50.000 ex-integrantes do IGE, ou seja, 84% do total estão longe do Rotary.  Essas pessoas que foram bem treinadas poderiam estar fazendo a diferença, mas, infelizmente, não estão seguindo os ideais de busca da paz e da compreensão mundial, da prestação de serviços voluntários, do cuidado do ser humano.
Por tudo isso é que a gente luta para constituir essas associações.

14. O que poderia ser feito para mobilizar esses ex-participantes, atraindo-os para as atividades dos clubes?
É importante incentivar a criação das associações distritais porque elas conhecem melhor o perfil de cada ex-participante. Através da Associação, convidar os ex-participantes para fazer parte de seminários, fóruns e interclubes. Pedir-lhes que apresentem trabalhos em projetos rotários de prestação de serviços. Pedir-lhes que façam apresentações em eventos rotários inclusive nas conferências distritais.

15. Porque que esses ex-bolsistas não ficam no Rotary?
Numa empresa, se você chama alguém, contrata e diz para ele sentar ali na cadeira, vai passando o tempo e ele vai ficar sentado na cadeira.
No Rotary, se a gente não dá trabalho, eles ficam sentados na cadeira, como na empresa. Ora, qualquer um funcionário que ficar sentado na cadeira sem fazer nada, vai chegar uma hora que ele vai levantar e ir embora, mesmo que o salário seja compensador.
É isso que acontece se nós não planejarmos o trabalho, se não projetarmos conquistas para esse novo rotariano. Essa falta de perspectiva é que faz com que eles não permaneçam.

16. Como fundar uma associação que tenha ex-participantes de programas da Fundação Rotária?
Nós fundamos em quatro dias uma associação de ex-bolsistas do distrito 4630 de Maringá.
É muito fácil montar uma associação, basta seguir os passos destes slides que vamos passar aqui. Vocês podem pedir ao Edilson Gushiken, do escritório do RI em São Paulo, que ele envia todo esse material. É muito fácil, como nós vamos ver agora.
Primeiro, cada um de vocês vai convocar os cinco últimos líderes de IGE. Com esses cinco últimos líderes, nós fazemos uma busca para localizar quais são os ex-bolsistas com mais potencial.  
Para conseguir a relação de ex-bolsistas é só passar um e-mail para o Edilson Gushiken. Não está completa mesmo porque alguns mudaram de endereço, mas nós temos uma relação de todos os ex-bolsistas, de todos os distritos. Com isso, se conseguirmos atrair pelo menos uns dois de cada cinco ou dez, nós teremos aí os quinze primeiros para começar.
É importante frisar que os participantes da primeira reunião serão os sócios fundadores da Associação. Com isso, nós podemos fazer uma homenagem, um tipo de reconhecimento, para que eles se sintam cada vez mais importantes, pois os fundadores são aqueles que abriram uma porta, que tiveram a coragem.
Nós já temos o modelo do convite para a reunião de fundação da Associação. Temos os modelos de todos os documentos, estatutos, regimento interno, etc. Já mandamos para todos os ex-bolsistas. A gente já fez tudo, já está tudo aprovado, é só colocar o número do distrito. Depois, colher as assinaturas necessárias, com rubricas em todas as folhas. 
Em seguida, escolher os membros da diretoria e do conselho fiscal, preencher a ficha cadastral de cada sócio, pegar assinatura de todos os presentes na lista de presença da reunião e por fim assinar a carta de solicitação de admissão. A seguir escaneia e envia para a gente por e-mail. 
Todos esses itens estão numa pastinha que vai para cada um dos senhores. Se abrirem esta pastinha no computador, vocês lêem em quinze minutos e constituem a associação, desde que tenhamos as pessoas para montar essa reunião.
É importante montar essa associação, mas nunca deixar os associados sentados num cantinho, senão eles levantam e vão embora.
Não se faz necessário que seja uma organização jurídica. No início, ela é uma associação eminentemente rotária. Mais tarde, se essa associação quiser participar de uma outra forma de ajuda, ai sim, então adquire a personalidade jurídica. Mas por enquanto, é uma associação rotária.
A nossa meta este ano são quinze associações e nós vamos conseguir. Tem que ir atrás, com esforços, porque nós não podemos perder aquele treinamento, aquela luz que nós acendemos na cabeça como diz a novela, a lamparina do juízo desses companheiros não pode ficar longe do Rotary, para que a gente não perca esse material tão sagrado.

Vejam o Power Point a seguir: