ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

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sábado, 20 de abril de 2019

COMO CAPTAR RECURSOS DE EMPRESAS PRIVADAS PARA A FR ATRAVES DA ABTRF


   



www.abtrf.org.br 


EMPRESA CIDADÃ
Palestra de Alberto Bittencourt –  
Rotary  Club do Recife – quinta-feira, 17 de julho de 2014

Encarte do boletim n. 04 de 17 de julho de 2014, do Rotary Club Recife-PE


I – OBJETIVO
Capacitar os rotarianos a obter parcerias de pessoas jurídicas para os programas da Fundação Rotária, através da ABTRF.

II – SUMÁRIO
A) Introdução
B) Site da ABTRF
C) Tipos de investimentos
D) Ação da FR no mundo
E) Como fazer uma abordagem bem sucedida
F) Desafios para os Rotary Clubs
G) Atitudes positivas.
H) Conselhos práticos
I) Pensamentos

III - DESENVOLVIMENTO

A) Introdução

A ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation, com CNPJ/MF nº 06.164.572/0001-92, foi criada em 9 de março de 2004. 

A 08 de junho de 2004, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – nos termos da lei nº 9.790 de 23 de março de 1999.

Tem por objetivo receber recursos de pessoas jurídicas para aplicação em projetos humanitários do Rotary. As pessoas físicas contribuem diretamente para a Fundação Rotária. 

A ABTRF é também conhecida como Fundação Rotária Brasileira. Na realidade ela é a segunda porta de entrada de fundos para o mesmo destino: a Fundação Rotária.

B) Visite o site da ABTRF: 


C) Tipos de Investimentos:

1) Seguro Solidário

As seguradoras Porto Seguro, a Azul ou a Itaú Seguradora destinam 5% do prêmio do seguro auto à ABTRF, quando o segurado for rotariano, ou seu ascendente ou descendente direto.

Se o seguro de seu carro for de uma dessas três seguradoras, envie e-mail para o endereço abaixo, contendo as seguintes informações:


  • Nome da Seguradora
  • Nº. da Apólice
  • Nome do Segurado
  • Nome do Rotariano
  • Nº. do Associado 
  • Nº. do Clube
  • Nº. do Distrito
  • Grau de Parentesco
Cabe aos rotarianos corretores de seguros orientar seus clientes companheiros, quando for o caso. 

Muitos rotarianos pensam que a contribuição do Seguro Solidário é da pessoa física, quando na verdade é da empresa seguradora, pessoa jurídica. 

2) Empresa Cidadã

É toda empresa que, em parceria com um Rotary Club, contribui para a ABTRF.

O trabalho dos rotarianos consiste em motivar o empresário, despertando nele o interesse de contribuir para a grande obra do Rotary, de transformar o Brasil e o mundo.

As contribuições podem ser de duas formas:

1) Em uma só parcela, através de depósito na conta da ABTRF, ou por boleto bancário.
  • Banco:     Bradesco (237)
  • Agência:  0136
  • Conta:     142.553-6
  • Nome:  Associação Brasileira da The Rotary Foundation
2) Em parcelas mensais de no mínimo R$ 200,00 pelo período mínimo de 12 meses, mediante a assinatura do Termo de Compromisso. Entrar no site da ABTRF para gerar o boleto. 

Em ambos os casos, abaixe e preencha o formulário de doação. Destine a doação para o Fundo Anual de Programas. O Rotary Club o enviará para o escritório de São Paulo.

D) Ação da FR no mundo.

1) Abrangência de programas.

É importante deixar bem claro que a Fundação Rotária irá alocar os fundos em uma das 6 áreas de enfoque, de acordo com projetos elaborados pelos clubes e distritos rotários:

1. Paz, prevenção e resolução de conflitos 
2. Saúde materno infantil 
3. Prevenção e tratamento de doenças 
4. Alfabetização e educação básica 
5. Recursos hídricos e saneamento 
6. Desenvolvimento econômico e comunitário 

Fale do maior programa institucional da Fundação Rotária, o programa Pólio Plus, que visa erradicar a poliomielite da face da Terra. Esteja preparado para vender o seu produto. 

2) Vantagens de associar sua marca à marca Rotary.

1) O Rotary é a única instituição no mundo que consegue fazer chegar aos beneficiários finais de seus projetos até o triplo do valor doado. Outras entidades, como a Cruz Vermelha Internacional, devido a um custo operacional elevado, só conseguem fazer chegar ao destinatário final cerca de metade do que arrecadam. 

Cada projeto da Fundação Rotária conta com três componentes financeiros, em geral da ordem de 30% cada: 
  • Recursos da FR;
  • Recursos de um Rotary Club patrocinador do local do projeto;
  • Recursos de um Rotary Club parceiro do exterior. 
Essas contrapartidas, somadas, chegam a triplicar o valor aportado pela FR.

2) O Rotary é a maior rede mundial de voluntários. Somos mais de 1,2 milhões de pessoas que trabalham fazendo o bem no mundo sem ganhar um centavo, que doam de seu tempo, de seu dinheiro, de seu talento, em favor do próximo, movidas pelo ideal servir e pelo desejo de construir um mundo melhor.

3) O Rotary é uma organização centenária, fundada em 1905 por um jovem idealista chamado Paul Harris, com o objetivo de buscar a paz e a compreensão mundial, organização que está presente em 215 países, sem discriminação de raça, religião, classe social, posição política ou geográfica.

4) A Fundação Rotária não tem um dono, como têm outras fundações. Ela não pertence a empresas, nem a governos, nem à igrejas e é independente administrativamente do Rotary. Ela pertence única e exclusivamente aos rotarianos. São eles que definem os projetos e são os responsáveis pela aplicação dos recursos recebidos.

5) A FR vive das doações espontâneas de rotarianos e parceiros no mundo inteiro, tem enorme credibilidade e conta com investidores importantes, como a Fundação Bill e Melinda Gates, para erradicar a poliomielite da face da Terra. 

6) Os fundos investidos na ABTRF no caso de pessoas jurídicas ou na FR, no caso de pessoas físicas, não saem do Brasil. Eles permanecem aqui, para serem aplicados nos projetos de Rotary Clubs brasileiros. 

E) Como fazer uma abordagem bem sucedida.

1) Primeiro escolha a pessoa certa. Você deve pedir audiência com quem detém o poder de decisão dentro da empresa. A reunião deve ter duração de cerca de meia hora. 

2) Tudo tem que ser muito transparente. Lembre-se que você vai vender um produto que, para eles pode ser desconhecido. 

3) Leve para a entrevista documentos referentes ao Rotary, como dados estatísticos, fotos de projetos bem sucedidos, folders. 

4) Leve um ofício de apresentação individual ou carta proposta de parceria, destacando em amarelo os pontos mais importantes.

5) Leve o Power Point ilustrativo em um tablet ou notebook. Se possível, imprima os slides em cores, encaderne e deixe na empresa.

6) Leve o Termo de Compromisso e o formulário de doação, preenchidos com os dados do Clube e da empresa, em duas vias. Procure colher a assinatura na hora.

7) Mostre as vantagens de associar a marca da empresa à marca Rotary. Fale da capilaridade, permeabilidade, credibilidade e do custo baixíssimo.

8) Utilize o paradigma de investimento social que vai trazer LUCRO ao balanço da empresa. 

9) Explique os tipos de reconhecimento que a empresa se habilita a receber. Mostre no tablet ou notebook:
  • Banners associando a marca da empresa à marca Rotary, para exposição em eventos rotários; 
  • Certificados de reconhecimento como Empresa Cidadã; 
  • Diplomas em homenagem aos diretores da Empresa;
  • Selos digitais da Empresa Cidadã.
  • Títulos Paul Harris, para homenagear pessoas que a diretoria indicar. 
10) Mostre também as formas de divulgação da Empresa Cidadã:
  • Carta Mensal do Distrito - 2.500 exemplares digitais e impressos.
  • Site do Distrito – Facebook –mídia.
  • Banners em todos os eventos do Clube e do Distrito.
  • Boletins do clube.
11) Envie convites para o empresário visitar projetos bem sucedidos e mantenha um contato permanente com ele. Afinal, você não deseja que a parceria se esgote na primeira doação.

12) Coloque-se à disposição da empresa para voltar e aprofundar o assunto, se necessário. 

F) Desafios para os Rotary Clubs
  • Captar uma empresa cidadã para cada 10 associados do clube.
  • Divulgar o Seguro Solidário entre todos os rotarianos do clube e seus ascendentes e descendentes diretos: cônjuge, filhos, netos, pais, sogros.
G) Atitudes Positivas 
  • Aplique conceitos de marketing para transmitir o seu recado.
  • Quebre paradigmas. Busque formas de inovar. Seja criativo.
  • Deixe claro que não se trata de fazer caridade, mas de ser parceiro do Rotary, em programas humanitários e educativos.
  • Seu objetivo não é encontrar doadores, mas parceiros para viabilizar um investimento social, do qual a empresa se beneficiará. Está provado que o balanço social melhora o lucro das empresas.
  • Visualize o sucesso. Foi assim que o Rotary chegou ao seu segundo século de existência.
  • Não tenha vergonha de pedir. Acredite em você.
  • Ao se apresentar como rotariano, você tem credibilidade. Todos sabem que seu pedido não é para você, mas para uma causa justa.
H) Conselhos Práticos
  • Entre na reunião como vencedor. Nunca como pedinte.
  • Demonstre paixão e entusiasmo. Acredite no que faz. 
  • Há três coisas absolutamente necessárias para se realizar qualquer projeto de prestação de serviço voluntário: Trabalho, Tempo e Dinheiro.
  • Não faça leilão das necessidades financeiras de seu projeto entre outros agentes.
  • Verifique se seu clube tem ciência dos custos envolvidos no projeto.
  • Seja profissional, proativo e compartilhe o projeto com todos os companheiros. 
  • Siga os manuais e guias da Fundação Rotária e da ABTRF.
  • Esteja preparado para ouvir: Agora não; mais tarde; não posso.
  • Faça de seu projeto uma causa. 
I) Pensamentos 
  • O futuro não pode ser previsto, mas pode ser mudado.
  • O poder flui para quem tem o que os outros necessitam.
  • Quanto maior for o número de pessoas que necessitem do que você tem, maior será a sua influência sobre elas.
  • Quem tem poder tem influência. Quem tem influência tem liderança.
  • Um grande líder é aquele que nada teme, nem mesmo uma ideia nova.


COMO SER UMA EMPRESA CIDADA  from Alberto Bittencourt


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