ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 12 de junho de 2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA



RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Alberto Bittencourt

CRVV - Centro de Revitalização e Valorização da Vida


No final do mês de maio de 2013, recebi um telefonema da Irmã Anatília de Souza Viana, operosa e competente diretora do CRVV – Centro de Revitalização e Valorização da Vida, mantenedora do Projeto Criança Urgente – PROCRIU - situado no Pina, que faz um trabalho admirável com 70 crianças da favela do Bode.
Disse-me ela haver sido procurada por dirigentes da Telefônica Vivo, que, após vistoriarem as instalações, comunicaram que a creche fora escolhida beneficiária do projeto social do Grupo. 
O objetivo do projeto é melhorar as instalações para dar mais  condições de funcionamento e atendimento às crianças. Convocava-me para uma reunião na sede da empresa, para discutir os detalhes.

Na hora marcada, lá estávamos eu e a Irmã Anatília. Fomos recebidos pelo engenheiro civil Jansen Piani e pela administradora e consultora de TI Cassiana Andrade Silva. Posteriormente, a jornalista Natascha Costa, enviou preciosas informações e fotos sobre este importante projeto social.

Inicialmente explicaram-nos que o Projeto de Voluntariado do Grupo Telefônica, tem como ação principal o Dia dos Voluntários Telefônica. O objetivo é estimular e permitir que os funcionários, chamados de colaboradores, se envolvam e realizem ações sociais em alguma entidade, à escolha deles. A iniciativa acontece simultaneamente em 24 países onde o Grupo atua, na América Latina e Europa, e envolve aproximadamente 12 mil colaboradores.

Desenvolvido no Brasil há sete anos, o Dia dos Voluntários Telefônica em 2012 aconteceu em 21 cidades e beneficiou 31 organizações, mobilizando 3700 colaboradores, todos voluntários. Só em Pernambuco, a empresa aplica R$ 2 milhões por ano e a ação envolve 50 voluntários dos 150 colaboradores do estado. No ano passado esse pessoal transformou a vida de 70 crianças da Creche Jardim das Oliveiras. Em 2011 foi a vez do abrigo de idosos São Miguel, em Barreiros.

      O objetivo é um investimento social da Fundação Telefônica Vivo, culminando com uma inauguração festiva no Dia Nacional do Voluntariado que, este ano, acontecerá em 4 de outubro. Aqui em Pernambuco, o projeto escolheu transformar o CRVV. O lugar está precisando de uma reforma. O projeto prevê a construção de quatro salas de aula, cinco novos banheiros, além de serviços de pavimentação, reforma do telhado e fachada. O trabalho é concomitante com a doação de alimentos, água, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, objetos de decoração, artigos de higiene pessoal e de limpeza.

      O orçamento da Vivo para o projeto é de R$ 15 mil, o que, obviamente é insuficiente. Para completar os recursos financeiros e materiais terão que buscar o apoio de parceiros, como fabricantes, distribuidores, fornecedores e empresas diversas.
O trabalho todo é feito pelos próprios Voluntários da Telefônica Vivo, que, vestindo a camisa do projeto, literalmente, arregaçam as mangas e põem a mão na massa.

      Este é apenas um exemplo de Responsabilidade Social Corporativa. Poderíamos citar centenas.  O mundo de hoje exige consciência social e ambiental. As empresas mais valorizadas são aquelas conhecidas por uma atitude ambiental e social correta. Isso se reflete no seu valor de mercado. Existe até um link na Bolsa de Valores de São Paulo que destaca as empresas com preocupação socioambiental, dando-lhes uma valorização patrimonial superior às demais. Essa carteira significa mais dinheiro no bolso dos acionistas.

    O mundo empresarial já entendeu que a preocupação socioambiental não é apenas uma ferramenta de marketing. Ela reverte em benefício do próprio empresário.

   O tempo urge. Mãos à obra!

x-x-x-x-x-x-x

Nenhum comentário: