ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O GOVERNADOR ASSISTENTE


O GOVERNADOR ASSISTENTE
Alberto Bittencourt
(Publicado na Revista Brasil Rotário de setembro de 2004)


 O Governador Assistente é a chave-mestra para a administração do distrito. Existem outras chaves, mas a chave-mestra é suficiente para abrir todas as portas.

É sempre oportuno discutir o papel do governador assistente. É importante refletir os motivos pelos quais o R.I. criou essa  função, saber o porquê de sua existência, a razão e a finalidade desse cargo  na estrutura distrital.
O governador assistente faz parte de um contexto chamado PLD – Plano de Liderança Distrital -, estabelecido a partir de 1996. O PLD congrega os principais líderes,  com potencial para exercerem a função de governador, afim de  assessorá-lo, ajudá-lo no desempenho de seu papel para que ele bem cumpra a missão que lhe foi confiada.
O governador assistente é o principal assessor do governador do distrito, porque está sempre junto aos clubes de sua área, presente no dia-a-dia de suas atividades, conhece seus programas, seus méritos, suas deficiências, suas dificuldades.
O governador assistente é o principal instrumento através do qual o governador executa a sua política de administração. É o principal veículo de comunicação entre o distrito e o clube.
O governador assistente ajuda os presidentes eleitos na definição das suas metas, antes mesmo de suas posses.
O governador assistente visita os clubes de sua área no mínimo uma vez por mês. Em todas as visitas, ele transmite  mensagens do governador. Ele nunca entra mudo e sai calado de uma reunião plenária. Ele é um líder. Todos querem ouvir sua voz, sua palavra de orientação, de apoio, de instrução, de esclarecimento. Querem saber notícias da governadoria, o que faz o governador distrital naquele momento, querem relembrar os programas, as metas  a serem perseguidas e atingidas pelo distrito, querem saber o que se espera do clube que visita.
O governador assistente usa a técnica da impregnação. A palavra impregnar vem de prego, preencher. Como o prego que aos poucos preenche o espaço na madeira, o governador assistente preenche a mente dos rotarianos com novas idéias. Sua missão é impregnar a consciência dos rotarianos para mudar as estruturas arcaicas, mortas, estagnadas, quebrar a rotina improdutiva, de forma a tornar o clube eficaz.
O governador assistente fornece ao governador do distrito informações atualizadas sobre os pontos fortes e fracos dos clubes. Ele conhece as  metas das quatro avenidas, monitora a performance dos clubes na prestação de serviços, promove o reconhecimento de  projetos e rotarianos que tenham se destacado, procura identificar líderes para servir em âmbito distrital.
O governador assistente identifica clubes que precisam de atenção especial. Ele tem um papel fundamental na recuperação daqueles em vias de extinção, ou de serem terminados por Rotary Internacional. Nos clubes com menos de 20 sócios, o governador assistente estimula o presidente e demais membros a iniciar uma campanha de aumento rápido do quadro social. Se o clube agoniza, ele se muda para esse clube, passa a freqüentar todas as suas reuniões plenárias. Junto com o presidente, visita profissionais qualificados da comunidade e procura trazê-los para dentro do Rotary, convida-os para integrar a maior ONG do mundo na busca da Paz e da Compreensão Mundial, lembrando que, quando uma estratégia não dá certo, mudar pode trazer resultados (ver parábola anexa). Se o clube está devendo ao R. I., estabelece com o presidente um cronograma de pagamento, trabalha intensamente até a sua recuperação total.
O governador assistente sabe tudo a respeito dos clubes de sua jurisdição. Ele nunca atrasa no envio dos relatórios ao governador. Se o clube tem dificuldades para informar a freqüência mensal, ele não descansa enquanto não regulariza esse fluxo de informações, a tempo de sair na Carta Mensal.
O governador assistente participa da assembléia de planejamento e preparação da visita oficial do governador. Ele transmite ao presidente e conselho diretor as diretrizes do governador. Ele analisa o programa da visita oficial, debate os problemas do clube. Os pontos de destaque, a serem ressaltados, são cuidadosamente examinados e discutidos antes da visita oficial. Enfim, ele tem a missão de preparar o terreno, estabelecer a “cabeça ponte”, que no jargão militar, abre os caminhos para a conquista do território, no caso, a visita do governador.
O governador assistente trabalha em prol da governadoria. Não apenas ajuda a estabelecer as metas do distrito, como também fornece dados ao governador eleito, na fase de planejamento, para escolha dos membros de sua equipe. Ele sempre representa o governador do distrito em assembléias de clubes, seminários, interclubes, onde quer que o governador não possa estar presente.
O governador assistente auxilia as comissões distritais. É o porta-voz dessas comissões na divulgação de seus programas. Difunde os editais de convocação para seminários, interclubes, reuniões distritais. Convoca os clubes a participarem de programas de intercâmbio de jovens, IGE, bolsas educacionais, voluntários de Rotary. Estimula os companheiros a fazerem projetos da Fundação Rotária. Auxilia a Comissão Distrital da Fundação Rotária na busca de parcerias. Acompanha o andamento dos projetos, empenha-se para  que os relatórios  sejam encaminhados no prazo correto.
O governador assistente ajuda a comissão distrital da família a alcançar seus objetivos de trazer a família do rotariano para dentro do Rotary. Incentiva visitas aos companheiros que se afastaram, às famílias dos companheiros falecidos, colabora nos programas de companheirismo.
O governador assistente é um baluarte dentro do distrito. Ele foi escolhido à dedo pelo governador. Ele é a chave-mestra para a administração do Distrito. Existem outras chaves, mas a chave-mestra é suficiente para abrir todas as portas.



O CEGO E O PUBLICITÁRIO  
(Parábola para reflexão).

Um cego estava sentado na calçada. A seus pés, um boné. Ao lado, um pedaço de madeira. Nela, a súplica escrita em giz branco: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.
Um publicitário passou lá. Viu as poucas moedas. Pegou o cartaz, virou-o e escreveu outro anúncio. Recolocou-o no lugar e foi-se embora. À tarde, voltou ao local. Reparou no montão de moedas. O cego, reconhecendo as passadas, perguntou:
_O que você escreveu?
_Exatamente o seu apelo. Mas com outras palavras: “ Hoje é primavera em Paris. Mas não posso vê-la”.

Moral da História: 
Quando uma estratégia não dá certo, mudar as palavras pode trazer recompensas.



Um comentário:

DORA SODRÉ disse...

A comunicação é muito importante na vida de uma pessoa. Saber comunicar-se, motivando o outro
é a chave da comunicação.