ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HOMENAGEM A EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO








HOMENAGEM DO POVO, DO ROTARY E DA UFLA
AO DR. EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO


Geraldo Bertolucci Jr. e 
Alberto Bittencourt
                                         

INTRODUÇÃO

A comunidade lavrense viveu dias históricos a 02 e 03 de setembro de 2012, quando resgatou uma dívida de gratidão impagável a um grande homem chamado Eudes de Souza Leão Pinto.
Foram momentos de extrema emoção que ficarão registrados nos anais dos mais importantes segmentos da sociedade local.

Eudes Pinto, rotariano do Rotary Club do Recife e ex-governador do Distrito 4500, no período 1976-77, retornou agora a Lavras, aos 92 anos de idade. Ele veio receber os títulos de Cidadão de Lavras, Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras e Professor Honoris Causa da UFLA, num justo reconhecimento, por ser um dos maiores benfeitores de Lavras. Foi ele quem, literalmente, salvou a então ESAL, descumprindo uma ordem do presidente João Goulart, que determinava o fechamento da escola. Isso foi há 50 anos…

O mais importante de tudo isso é que o reconhecimento aconteceu não só pela própria UFLA – que há 4 anos já o havia homenageado com a Medalha do Centenário, nas comemorações de seus 100 anos de fundação – mas, a iniciativa, que partiu do Rotary Club de Lavras, mobilizou os poderes legislativo e executivo, a comunidade católica (dada à sua proeminente vida pautada no catolicismo), o próprio clube rotário lavrense, o Rotary International e também a comunidade acadêmica da UFLA. A partir de agora será difícil saber se algum setor de importância da sociedade lavrense deixou de conhecer este verdadeiro ‘ato de heroísmo’ praticado por Dr. Eudes Pinto, em favor da cidade.

Sábado, 01 de setembro de 2012

O voo da AZUL de Recife a Belo Horizonte transcorria tranquilo, quando a voz do comandante se fez ouvir clara e pausadamente por toda a cabina do avião:

_Senhores passageiros. Temos a honra de informar que está presente entre nós, com destino à cidade de Lavras, o eminente brasileiro, doutor Eudes de Souza Leão Pinto. Nos idos de 1962, ele veio à Lavras para cumprir uma Portaria do Ministro da Educação, por ordem expressa do Presidente da República, que determinava o fechamento da ESAL – A Escola Superior de Agricultura de Lavras. Todavia, constatando a força, a garra dos docentes, discentes e funcionários de então e percebendo o clamor lavrense, desde o mais alto posto até o mais simples cidadão, concluiu que o ato seria um dos maiores erros da história e “descumpriu” a determinação. Retornou à Capital Federal e convenceu seus superiores de que o fechamento seria um verdadeiro "Crime de Lesa Pátria". A ESAL se transformou depois na UFLA – a importante Universidade Federal de Lavras. Ao dr. Eudes, familiares e amigos que o acompanham, nossos sinceros parabéns e votos de feliz estada em Minas Gerais.

Aplausos unânimes. O comandante e as simpáticas e elegantes comissárias de bordo fizeram questão de tirar fotos com o ilustre passageiro.

O Comandante do avião da AZUL e as gentis Comissárias
de Bordo, fizeram questão de tirar fotos com Eudes.



Integraram a comitiva de Eudes os filhos: João Bosco, cuja esposa não pode acompanhar por motivos profissionais; João Eudes e Paula; Ricardo e Isabel e a bibliotecária Conceição Martins, da Universidade Federal Rural de PE, e da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas, da qual Eudes é fundador e presidente.

Alberto Bittencourt, ex-governador do Distrito 4500, amigo de Eudes e dos companheiros do Rotary Club de Lavras, especialmente de Geraldo Bertolucci Junior, mentor e organizador da homenagem, integrou a comitiva, na qualidade de representante do Distrito 4500, designado pelo governador Luis Mario Campos Calheiros.

Do aeroporto dos Confins, a comitiva seguiu na van da universidade pela rodovia Fernão Dias até a cidade de Lavras, distante cerca de 275 km, na direção do Rio de Janeiro.

Ao percorrermos as ruas não muito largas da montanhosa cidade, entre aclives e declives, impecavelmente limpas, sem um só buraco, sem uma folha caída, nem um papel no chão, impressionou-nos a beleza da paisagem. A maioria das casas são térreas, ao rés da calçada, de porta e janela, expressão da arquitetura do século XIX, todas muito bem preservadas.

À comitiva ficou confortavelmente hospedada no hotel Ouro Lavras, de propriedade do rotariano Sergio e esposa. Ali aguardava-a uma delegação dos dois clubes da cidade, o Rotary Club de Lavras e o Rotary Club de Lavras-Sul. Estavam presentes o presidente do primeiro, Walter Toledo Jr e esposa, o ex-governador do Distrito 4560, 1995-96, João Marcio de Carvalho Rios e esposa, além do coordenador da homenagem,  Geraldo Bertolucci Jr e a esposa Ione, entre outros.




Uma delegação dos dois Rotary Clubs de Lavras aguardava
Eudes e sua comitiva no Hotel Ouro Lavras.







Domingo, 02 de setembro de 2012

Às 11h00, todos se dirigiram à nova sede do RC Lavras, no Edifício Clube dos Comerciários, para a sessão solene em homenagem ao companheiro Eudes de Souza Leão Pinto.

Entrega do título de Cidadão Honorário Lavrense. Vereador Evandro Castanheira Lacerda (presidente), Eudes de Souza Leão Pinto (outorgado), vereador Hélio Haddad (proponente), prefeita Jussara Menicucci de Oliveira e vereador Daniel Costa.





Inicialmente foi feita a entrega ao Dr. Eudes do diploma de Cidadão Honorário de Lavras, outorgado pela Câmara Municipal. O título foi entregue pela prefeita Jussara Menicucci de Oliveira, pelo vereador Evandro Castanheira Lacerda (presidente), pelo vereador Hélio Haddad (proponente), e pelo vereador Daniel Costa. Na ocasião, o Dr. Eudes ainda recebeu da prefeita Jussara Menicucci uma Placa de Prata em agradecimento pelo destemido ato.


Entrega da Placa de Prata pela prefeita Jussara Menicucci

Em seguida foi a vez do Rotary Club de Lavras oferecer as suas condecorações.

No detalhe o casal presidente do Rotary Club de Lavras
Walter de Assis Toledo Júnior e Ana Luíza e o distinguido Eudes de Souza Leão Pinto.






Dr. Eudes recebeu dos rotarianos Geraldo Bertolucci Júnior, Adejar Alvarenga e Sebastião Mello Oliveira o título de Sócio Honorário daquele clube, a mais alta distinção que um clube rotário pode conceder. Prosseguindo o homenageado recebeu duas comendas de Companheiro Paul Harris por doações múltiplas, concedidas pela Fundação Rotária do Rotary International: uma insígnia com cinco safiras e outra com um rubi. As distinções foram concedidas em função da transferência pelo clube lavrense à Fundação Rotária (que patrocina vários programas humanitários, dentre eles o da Polio Plus, para erradicar a poliomielite no mundo), da quantia correspondente a US$1.481,00 (hum mil, quatrocentos e oitenta e um dólares). Esse valor completou a soma de US$ 7.000 de contribuição em nome de Eudes. As comendas Paul Harris foram entregues pelos ex-governadores Gabriel Lopes e Oswaldo Louzada Serra.


Entrega do título de Sócio Honorário pelo rotariano Geraldo Bertolucci Júnior, ladeado pelo rotariano Adejar Alvarenga e o presidente Walter de Assis Toledo Júnior.
O Dr. Eudes Pinto e o ex-governador Alberto Bittencourt, ainda foram laureados com duas Placas de Agradecimento, entregues pela presidente da Roda da Amizade Ana Luíza de Carvalho Toledo e pelo rotariano Geraldo Bertolucci Júnior.
Entrega de Placas de Agradecimento a Eudes Pinto e ao rotariano Alberto Bittencourt, integrante da comitiva do homenageado. No detalhe temos os rotarianos Geraldo Bertolucci Júnior e Walter de Assis Toledo Júnior (atual presidente).
MUITAS PERSONALIDES E AUTORIDADES PRESENTES

O homenageado e os rotarianos 
A homenagem foi realmente histórica para Lavras e para a UFLA. No recinto, prestigiando o Dr. Eudes, encontravam-se todos os ex-dirigentes, ainda em vida, da antiga ESAL - Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje, UFLA - Universidade Federal de Lavras, à exceção de do ex-reitor Fabiano Ribeiro do Vale, por estar em viajem ao exterior. Estavam lá para abraçar o homenageado: Alysson Paolinelli, Fábio Pereira Cartaxo, Jair Vieira, João Márcio de Carvalho Rios, Juventino Júlio de Souza, Silas Costa Pereira, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, além do atual reitor José Roberto Soares Scolforo. Vale lembrar que também se fizeram presentes docentes e alunos de 50 anos atrás, dentre eles: Alfredo Scheid Lopes, Luiz Henrique de Aquino e Marcelo Ademar de Andrade Carvalho, Oswaldo Louzada Serra, além de dona Cleurice Pereira de Resende (viúva de Jaziel Resende, ex-diretor da ESAL) e seu filho Carlos Alberto. 



Os dirigentes da ESAL/UFLA, de ontem e de hoje, junto ao homenageado.
Outra presença marcante, que se deslocou de São João Del Rei somente para prestigiar Dr. Eudes foi o Bispo Emérito da Diocese de São João Del Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo. Bom que se diga que dentre as várias condecorações recebidas até hoje por Eudes Pinto está o Diploma e Medalha “Ecclesia et Pontífice” concedido pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II e o Diploma de Postulator Generalis concedido em 1964 pelo Vaticano. 


Flagrante de Dr. Eudes Pinto juntamente com o Bispo Emérito 
da Diocese de São João del- Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo


Além daqueles já referidos, anotamos a presença do presidente da ACIL José Eustáquio Cardoso. Os membros do Rotary Club de Lavras compareceram em peso, sem contar a grande caravana do Rotary Club de Lavras-Sul. A imprensa se fez presente com as duas emissoras de TV lavrenses: a TV Universitária e a TV Câmara.

A saudação oficial ficou a cargo do rotariano e ex-governador João Márcio de Carvalho Rios, que foi uma das testemunhas oculares de tudo que aconteceu nos primeiros anos da década de 60. Ainda usaram da palavra o ex-governador do distrito 4500, Alberto Bittencourt, os vereadores Evandro Castanheira Lacerda e Hélio Haddad, a prefeita Jussara Menicucci, o Bispo Dom Waldemar, os ex-governadores Gabriel Lopes e Oswaldo Louzada, os três filhos do homenageado: João Eudes, João Bosco e Ricardo, culminando com o pronunciamento de Dr. Eudes Pinto, que emocionou a todos os presentes, arrancando lágrimas e deixando nós nas gargantas.


SAUDAÇÃO DE ALBERTO BITTENCOURT

Alberto Bittencourt usou da palavra para fazer a seguinte saudação:

Prezados amigos e companheiros do Distrito 4.560, caríssimos amigos desta aprazível cidade de Lavras e queridos membros dos Rotary Clubs de Lavras e Lavras Sul.
Meu nome é Alberto de Freitas Brandão Bittencourt. Sou associado há 25 anos do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, na classificação de Engenharia Civil. Exerci o cargo de Governador do Distrito 4.500, que compreende os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no ano do centenário do Rotary International, 2004-2005. Presentemente exerço a função de Instrutor Distrital do Governador Luís Mário Calheiros que me pediu para representá-lo nesta solenidade em que se homenageia o insigne rotariano, exemplar em todos os sentidos, EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO.
Antes porém, gostaria de fazer um breve resumo de minha ligação com o RC de Lavras. Tudo começou via internet, há alguns anos, quando comecei a receber o boletim do RC Lavras. De pronto, chamou-me a atenção a qualidade, não apenas da forma, mas principalmente do conteúdo das matérias ali veiculadas, artigos do Rotary e do dia a dia, informações para o cotidiano da vida, recreação. Não tenho dúvidas em afirmar que o boletim do RC Lavras era um dos melhores e mais completos boletins de Rotary Clubs do Brasil. Atraiu-me também o fato do boletim transcrever frequentemente, como matéria de capa, artigos de minha autoria que eu colocava na internet. Estabeleceu-se então uma ligação pessoal entre mim e o editor do boletim, o dedicado rotariano Geraldo Bertolucci Junior. A afinidade de princípios e ideais consolidou essa amizade com o passar dos tempos que, hoje, deixou de ser virtual e passou a ser real, como real, passou a ser minha amizade com todos os rotarianos de Lavras.
Neste momento, com a maior satisfação, honra e orgulho, aqui venho representar o meu Governador, Luís Mário Calheiros e o Distrito 4.500 nesta significativa homenagem do RC Lavras ao companheiro EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO. Eudes é o único rotariano da América Latina detentor do título de RI de “Rotariano Exemplar”. Eudes é exemplar em todos os sentidos, como profissional de agronomia, como professor, como homem público nos inúmeros cargos de importância e projeção que exerceu e, sobretudo, como chefe de família amoroso e dedicado.
Eudes, ao longo da vida, primou pelo comportamento ético, agindo sempre com honestidade e transparência. Nas importantes funções públicas que exerceu, sempre agiu com autenticidade e firmeza de propósitos, na defesa dos interesses da nação, colocando a Pátria e a família acima de tudo. No Rotary, Eudes ocupou os mais importantes cargos, com naturalidade e total ausência de vaidade. Foi presidente da Campanha Pólio Plus para a América Latina, por oito anos sucessivos. Trabalhou desde o início nas campanhas de vacinação, quando a pólio era endêmica no Brasil, até a sua total erradicação, em 1989 e também em todas as campanhas subsequentes, sem descanso, em busca da eliminação definitiva do póliovírus selvagem da face da Terra. Ombreou nessa campanha com outro grande líder do rotarismo brasileiro, o Diretor de RI, Archimedes Theodoro. Os dias de luta e de glória estão registrados na magnífica obra “Memória da Campanha Polio Plus no Brasil.
Por tudo isso, tenho o maior orgulho em integrar o rol de amigos de Eudes, de seus filhos e de sua família.
Está de parabéns a Universidade Federal de Lavras pelo justo reconhecimento a este homem que, com visão de estadista e com patriotismo, não hesitou em contrariar ordens recebidas do Presidente da República, através de seu Ministro da Educação, Oliveira de Brito, para fechar a escola que já era, pelo trabalho e desempenho, referência nacional. Está de parabéns a cidade de Lavras por homenagear um homem público cuja atitude verdadeira, corajosa, autêntica, tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade e do país. Estão de parabéns os rotarianos de todos os tempos da cidade de Lavras, por exaltarem e dignificarem este personagem, que é um exemplo de homem íntegro e valoroso, que sempre colocou o interesse público acima do interesse pessoal e sempre primou pelo comportamento ético, colocando o nome do Rotary e os ideais rotários no topo, em todos os lugares por onde passou.
Em nome do Distrito 4.500 de RI, muito obrigado a todos.              


HOMENAGEM DA COMUNIDADE CATÓLICA

Dr. Eudes, católico exemplar, não tinha noção do que ainda estava por acontecer. Ao participar da missa dominical na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, cumprindo com seu compromisso de jamais deixar de comparecer a uma celebração litúrgica aos domingos, foi surpreendido com uma singela, mas significativa homenagem. Ele foi saudado pelo Pároco Padre Clayton e ao final da missa distinguido pela comunidade, que ouviu o relato de sua história em relação ao episódio do não fechamento da ESAL, recebendo de seus membros uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi levada pelo paroquiano Jair Vicente de Paula (o seu Jair piscineiro, pai do Pe. Ademir) ao homenageado sob o som da Ave Maria de Gounod, um momento de extrema emoção, que fez com que toda a assembleia também se sensibilizasse, o que aumentou ainda mais nas palavras doces e serenas de Dr. Eudes àquela assembleia litúrgica.


Jair Piscineiro conduz a imagem de N, Sra,. de Fátima, presente
da comunidade católica para Eudes.

O pároco padre Clayton faz a bênção da santa 



Segunda-feira, dia 3 de setembro de 2012


O dia começou intenso para Dr. Eudes. Ele foi convidado, juntamente com sua comitiva e o ex-ministro Alysson Paolinelli a percorrer as dependências da UFLA. O homenageado ficou deslumbrado com o ritmo de crescimento da entidade que um dia ‘salvou do fechamento’. No final da manhã foi recebido pelo reitor José Roberto Soares Scolforo e por todo o ‘staff’ administrativo da UFLA.
A ESAL – Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje transformada na famosa e respeitada internacionalmente, UFLA, nasceu de uma iniciativa de americanos ao fundar o Instituto Gammon, hoje um colégio.
Tivemos uma proveitosa reunião no gabinete do magnífico reitor,  com a presença da vice-reitora, Edla, do ex-ministro Alisson Paulinelli, além dos companheiros Bertolucci e esposa, Ione. O ministro Paulinelli falou com propriedade e conhecimento do potencial agrícola do Brasil, destinado a se tornar celeiro mundial, com os seus cinco diferentes tipos de biomas: Amazonas, Pantanal, Mata Atlântica, Sertão Nordestino e Cerrado. No fim, gentilmente o reitor presenteou cada um dos membros da comitiva com uma sacola contendo um pacote de café, uma garrafa de cachaça, produtos que constituem a riqueza regional e um livro sobre a Universidade.


PLANTIO DE IPÊS E PALMEIRAS

           Dr. Eudes planta uma muda de ipê amarelo, defronte à nova sede 
          do Rotary Club de Lavras, no recinto do Instituto Presbiteriano 
          Gammon, observado por seus filhos, por rotarianos e 
          pelos ex-dirigentes da ESAL/UFLA, 
          Alysson Paolinelli e Antônio Nazareno.

À tarde Dr. Eudes cumpriu uma agenda de muito simbolismo: ele, o ex-ministro Alysson Paolinelli e o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon – IPG -, Alysson Massote Carvalho, plantaram, cada um, uma muda de ipê amarelo, bem defronte à nova sede do Rotary Club de Lavras, mas no campus do IPG, cabendo aos demais integrantes da comitiva o plantio de outras sete palmeiras imperiais. Com isso, o compromisso do plantio de uma palmeira imperial para cada ano de existência do IPG já está cumprido, até que se complete seus 149 anos de fundação, ficando convencionado que o plantio da centésima quinquagésima palmeira imperial será feito pelo próprio Dr. Eudes de Souza Leão Pinto, daqui a oito anos. Ele aceitou o desafio!

O plantio dessas 8 árvores, serviu para marcar nossa visita a Lavras, sendo uma delas, um ipê amarelo é a árvore símbolo do Brasil e desta região em particular, que as exibe nas cores, amarelo, rosa e roxo. Além do ipê, as demais sete palmeiras imperiais comporão uma alameda  correspondente aos anos de existência da instituição.

O plantio das árvores, foi acompanhada por uma delegação de alunos da Escola Gammon, conduzidos pela esposa do presidente do RC Lavras, professora da instituição, ocasião marcada pela tomada de várias fotos.

Impressionou a todos a beleza e cuidado das instalações da Universidade, com seus prédios novos e modernos, das salas  de aulas aos centros de pesquisa. Hoje a Universidade de Lavras comporta 10.000 alunos em seus diversos cursos, sendo 9 mil presenciais, segundo informou o reitor, provenientes de diversos estados do Brasil e de diversos outros países. Movimenta cerca de oitenta milhões de Reais por ano no comércio da cidade, o que prova que ensino não é apenas investimento, mas um negócio proveitoso e progressista para a região.


PROFESSOR HONORIS CAUSA


Outorga do título Professor Honoris Causa pela UFLA. No detalhe o laureado 
Eudes Pinto entremeado pelo reitor José Roberto Soares Scolforo e a
 secretária dos Conselhos Superiores Ione Dias Bertolucci, 
recebe o Certificado e também um exemplar do livro ‘A Terra Prometida de Lavras’.






A consolidação das merecidas homenagens ao Dr. Eudes aconteceu na noite daquela segunda-feira, quando, no Salão de Convenções da UFLA, foi ele condecorado com a mais alta honraria da Universidade Federal de Lavras: o título de Professor Honoris Causa.

No auditório lotado, com a presença de inúmeras autoridades, foram homenageados alguns professores, o ex-reitor, um funcionário, entre outros, com títulos de professor emérito, diplomas e medalhas.

Na cerimônia, o ex-ministro Alysson Paolinelli, diretor da ESAL no período de 1966 a 1971 e representando todos os professores, fez a apresentação do homenageado, destacando seus feitos e virtudes, bem como a trajetória de sucesso da ESAL/UFLA. Na saudação emocionada, o Sr. Ministro Alisson Paulinelli recordou os tempos em que fora diretor da ESAL e ia de jipe à casa de Eudes, no Rio de Janeiro reportar assuntos da escola, retornando à noite, sozinho pela estrada escura e deserta. Isso, nos idos de 1962-63. Mas o jovem Alisson não sentia medo, pois Aísa, a idolatrada esposa de Eudes sempre se ajoelhava ante o oratório da família para pedir a Deus que o protegesse.

Falando de improviso, Eudes emocionou a toda a plateia. Em seu pronunciamento, o laureado fez um resgate emocionado da atitude tomada 50 anos atrás, quando visitou a ESAL incumbido de seu fechamento e destemidamente desrespeitou a decisão do governo em favor do pedido unificado de professores, funcionários, estudantes e da comunidade de Lavras para que a escola não fosse fechada.

As palavras de Eudes foram uma exortação de amor à escola e à cidade de Lavras. Amor incondicional, acima de qualquer coisa, como o que levou professores e funcionários, naqueles anos sessenta, a trabalharem por dois anos sem remuneração e a disposição de continuarem a trabalhar mesmo sem receber, se preciso fosse, para não deixar morrer a instituição.

Em 1962 o dr. Eudes recebe a misão de fechar a ESAL
Foram momentos de vibrante emoção proporcionados pelo RC Lavras que jamais esqueceremos.
  
O destino da ESAL era nobre, altaneiro e o que contemplamos, hoje, é uma das instituições mais importantes do país, com todos os meios de se tornar reconhecida internacionalmente… Na certeza de que os ideais prevalecerão sobre qualquer intento, posso garantir que Lavras é realmente um pedacinho do céu!”, finalizou Eudes, emocionado.

Em todos os depoimentos transpareceu a gratidão pela sensibilidade e coragem do professor ao descumprir a incumbência de fechar a então ESAL, como emissário do Ministério da Educação e portador de uma portaria do presidente da República. Com a lendária frase fechar a escola seria a morte para mim e um crime de lesa-pátria, Eudes de Souza reescreveu a história, dando sequência ao processo de federalização, oficializada em dezembro do mesmo ano.

Desta forma, com muita emoção e a certeza de que os créditos conferidos ao nosso herói, agora Cidadão Lavrense, Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras e Professor Honoris Causa da UFLA foram mais que merecidos, Lavras reescreveu sua história, resgatando uma dívida de gratidão que jamais será esquecida pelos lavrenses.

x-x-x-x-x-x-x-x-












































24 comentários:

ajccunha disse...

Companheiro Alberto Bittencourt:
Parabéns pela belíssima reportagem, sobre a premiação da UFLA homenageando o Cº Eudes.
Lendo-a passei a conhecer muito mais além do que já sabia sobre o Cº Eudes, figura tão presente nos meios rotários. Um exemplo de competência e dedicação. Em maio de 1965 passei pela cidade de Lavras associando a minha "lua de mel" ao conhecimento da cidade onde funcionava um educandário da rede da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), naquele tempo, Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) que agora, depois de ler sua reportagem, passei a conhecer muito mais - Antônio J. C. da Cunha

UMAS OU OUTRAS disse...

Companheiro Alberto,
Muito mais que merecida a homenagem recebida pelo queridíssimo comp. Eudes de Souza Leão, um nome que honra o Rotary International e o nosso Distrito 4500. Parabéns a você, comp. Alberto, pela excelente reportagem e fotografias apresentadas neste Blog, que merece um destaque na "Brasil Rotário", para que todos os rotarianos possam tomar conhecimento da homenagem prestada ao Dr. Eudes.
Saudações Rotarias,
Jadir Farias.

TEREZA NEUMA disse...

Alberto,
Excelente relato, parabéns.
sds
Tereza Neuma

MIGUEL FRANCISCO - RC LARGO DA PAZ disse...

Prezado Alberto,
Muito Bom, você se supera a cada dia.
Parabéns,
Miguel Francisco

MARCOS PONTES disse...

Parabéns Governador, excelente relato em seu Blog.
Nosso Eudes merece!
RTN Marcos Pontes
Rotary Club do Recife.

PATRICIO DEDETIZAÇOES disse...

PARABENIZAMOS A ESAL/UFLA, AOS HABITANTES LAVRENSES, AOS IDEALIZADORES E AOS ROTARIANOS PELA REALIZAÇÃO DE EMOCIONANTE, GRANDIOSA, MERECIDA E HONROSA HOMENAGEM.

FAVOR FAZER CHEGAR AO COMPANHEIRO EUDES PINTO AS MINHAS SINCERAS CONGRATULAÇÕES

FELIZ 2013 A TODOS

PATRÍCIO RCR APIPUCOS

NEVIO URIO disse...

Caro Alberto
Que Maravilha – essa justa homenagem ao grande amigo e companheiro EUDES.
Li toda a matéria e vi as fotos. Parabéns também a todos os envolvidos.

Abraço

Nevio

JOAO RAMOS disse...

Prezado Companheiro Bittencourt é emocionante este relato da homenagem prestada ao nosso querido Companheiro Eudes e mais importante ainda é o reconhecimento da comunidade de Lavras que desde os anos sessenta deviam ao nosso querido Eudes esta gratidão.
Vamos fazer preces para que o nosso Bom Deus dê ao Companheiro Eudes a graça de plantar a 150º palmeira imperial daqui a 8 anos.
Nosso grande abraço.
João Ramos RC Recife Apipucos

IVAN MAURICIO disse...

Olá Alberto,
Visitei o blog. Parabéns! Dr. Eudes é uma grande figura humana.
É uma satisfação atender seu pedido do e-book Äves da Caatinga..
Disponha sempre.
Grande abraço.
Ivan Maurício - Diretor de Conteúdo
www.onordeste.com
(81) 8606-7712

WALDENIR DE BRAGANÇA disse...

ABROL Academia Brasileira Rotária de Letras
Estimado Confrade Acadêmico Alberto Bittencourt
Obrigado pela matéria relativa às justas homenagens prestadas ao nosso admirável companheiro Eudes de Souza Leão Pinto.
Parabéns pela sua presença e pronunciamento valorizador das ações do rotariano e líder Eudes.
Fraternalmente,
Waldenir de Bragança

Anônimo disse...

Apreciado Comp.Gov.Alberto Bittencourt, Ações como esta de reconhecimento às pessoas que se dedicam ao "dar de si antes de pensar em si" é que engrandecem ainda mais nossa honrada Instituição. Parabéns. Djalma P. Bentes.

JOSÉ HÁTERAS disse...

Meu Caro Alberto,
Obrigado pelo envio das informações sobre as merecidas homenagens recebidas pelo grande rotariano EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO, Governador
do seu Distrito Rotário ano 76/77.
Um Grande Abraço Háteras

Anônimo disse...

Prezado Dr. Alberto,
A leitura desse relato nos fez voltar no tempo e rememorar a emoção dos momentos singulares vividos ao lado do nosso estimado DR. EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO e demais membros da comitiva que o acompanhou à Lavras... Nossos cumprimentos!
Os belos e importantes discursos pronunciados em cada solenidade, serão publicados em breve como registro de tão importante passado histórico que liga Pernambuco à Lavras e do reencontro e homenagens ocorridos no presente para o conhecimento das gerações futuras. Aguarde...
Conceição Martins
Bibliotecária da UFRPE
Sócia Benemérita da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica

GERCY CAMELO disse...

Companheiro Alberto,
Bela e merecida homenagem ao Companheiro Eudes, parabéns.
Abraços.
Gercy Joaquim Camêlo – 62 9971-2724
Governador 2012/13
Marciene Gonçalves
Secretária Executiva
Fone: 62 3091-3011
www.rotary4530.com.br

SIMONE LUCENA ARAUJO disse...

Caro Dr. Alberto
Desejo de coração um 2013 pleno de realizações, repleto de paz e saúde pra toda família!
Obrigada pela oportunidade de me fazer cada vez mais conhecedora da pessoa íntegra e admirável que é. É mesmo um privilégio essa era virtual proporcionar tanta coisa boa...kkkkkkkk
Em cada texto percebo, que mesmo em meio as circunstâncias diversas, nem sempre favoráveis, prioriza o seu próximo. Isso vem apenas confirmar o "homem" generoso, de coração enorme e muito evoluído espiritualmente.
Creio que o carinho que possui pelo Rotary é genuíno, pela dedicação e feitos realizados em prol daqueles que merecem sua atenção e respeito, sem distinção alguma.
A homenagem prestada ao Dr. Eudes S Leão, deixou-me bastante emocionada! Como gosto de ver pessoas merecedoras, sendo reconhecidas e homenageadas, em vida. Este é o verdadeiro reconhecimento.

Parabeniza-lo é muito simples, por tudo que realiza! O Rotary deve orgulhar-se, e tê-lo como referencial do que realmente é ser um rotaryano. Praticante e engajado à filosofia que se propõe, poucos são os que abraçam esta causa!

Dr Alberto, dedico com carinho duas das frases do pensador: Manuel Affonso de Mello, onde pude encontrar o seu espírito, o seu coração!....

"O homem não é o que tem ou pode. É um pouco o que sabe, muito o que sonha mas, acima de tudo, o que faz aos outros"

" Tenta buscar nos pássaros não a perfeição do voo, mas a ânsia dos que lutam por muito mais que um mero lugar seguro para pousar"

Um abraço,
Simone

CELSO MOURA disse...

Prezado Gov. Co. Alberto
Muito obrigado por enviar tão linda matéria.
Eu não sabia da atitude do Gov. Eudes como também não soube da homenagem. Se soubesse, sem nenhuma dúvida estaria lá em Lavras.
POR QUE? Por dois motivos:
Porque tenho muita admiração pelo Co Eudes.
Porque tenho um Filho que se formou em Agricultura na UFLA, onde trabalhou por algum tempo e entrou no Rotary Club de Lavras.
Durante todos esses anos nós fomos frequentemente à Lavras e ao clube, onde fizemos fortes amizades.
Co. Alberto peço, que se possível, cumprimente por nós o Co. Eudes e lhe de o nosso gratíssimo abraço.
Mais uma vez, muito obrigado.
Celso Moura

ANTONIO PORTELA disse...

Ótimo, eterno amigo Alberto.
Li, até o fim, no Feixe de varas, e li, atento, porque achei interessante acompanhar a homenagem feita ao senhor Eudes, que, confesso, não conhecia e de quem não sabia existir tamanho valor.
Um abraço fraterno de
Toinho Portela

GEORGE EMILIO BASTOS GONÇALVES disse...

Prezado Alberto,
Parabéns pela excelente cobertura, atuação e participação nas justas e merecidas homenagens do povo das Minas Gerais, à este insígne e grande homem público, Doutor Eudes de Souza Leão Pinto, um herói vivo e exemplar da mais elevada cidadania brasileira, falando de Pernambuco para o mundo! Obrigado pela matéria do seu excelente blog e um forte abraço.
George Emílio.

JULIO LOSSIO disse...

Companheiro Alberto
Sua reportagem foi escrita com as tintas da emção. Parabéns
Bela e merecida homenagem feita ao amigo Eudes de quem sou admirador.
Por favor transmita a ele meus parabéns
Julio Lossio

CRISTINA HENRIQUES disse...

Dr. EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO,um homem ENORME .
Grande homem é muito pouco!
Alberto Bittencourt nos brinda com essa emcionante reportagem
O mundo precisa saber que existem merecedores de Prêmio NOBEL aqui em Pernambuco,vivendo discretamente,como reza a cartilha cristã.
Parabéns,Alberto.Essa homenagem estilo Maratona do povo de LAVRAS/MG tem de tudo - mas me emocionei mesmo foi com a homenagem do comandante durante o vôo e pelo fato de dr. Eudes ter impedido o crime de lesa-pátria nos idos de 1962
MUITO OBRIGADA por compartilhar essa coletânea de histórias exitosas de dr.Eudes,a quem tenho orgulho de conhecer.

CRISTINA HENRIQUES disse...

Figura incrível !Postei no FACEBOOK - a reportagem de Alberto Bittencou rt tb está ót ima.
Dr Eudes merece mais reconhecimento internacional

Edna Suely de Azevêdo disse...

Diante de tudo que o nosso exemplar comp.Eudes representa não só para o nosso Distrito, mas sim para o mundo, ele merece isso e muito mais. Parabéns a vc Bittencourt pelo belo relato e a nós todos que temos o privilégio de conviver com Eudes.

EUDES DE SOUZA LEÁO PINTO disse...

Ao estimado amigo,
Companheiro Rotariano Alberto de Freitas Brandão Bittencourt,
Governador 2004-2005 do Distrito 4500 de Rotary International
Ao receber a notável crônica “Feixe de Varas”, do fim do ano 2012, em generosa homenagem à minha modesta pessoa, sofri um impacto emocional fortíssimo, pois nele estava uma manifestação de um dos mais cultos governadores rotarianos de nosso Brasil, acerca de minha contribuição, em favor da admirável instituição do Município de Lavras – Escola Superior de Agricultura de Lavras.
A referida crônica, relatando o fato da década de 1960, precisamente de 1963, que salvou o mencionado estabelecimento agronômico de ser fechado, teve a mais intensa repercussão social, abalando grandemente a população de Lavras.
O fato da homenagem prestada pelo conceituado Rotary Club de Lavras ao cidadão Eudes de Souza Leão Pinto, tachando-o de “O insubordinado”, por ter salvo a Terra Prometida de Lavras de sua morte cultural e econômica, em decorrência do fechamento de sua Escola Superior de Agricultura, determinado por ato governamental do Exmo. Sr. Ministro de Educação, provocou uma reação extraordinária de seus habitantes, de todas as categorias profissionais e sociais.
Graças às conversões do mal em bem, houve a ação inteligente e dedicada do Diretor da ESAL, professor Alysson Paulinelli, aproveitando as facilidades e total apoio de Eudes de Souza Leão Pinto, para transformar aquele estabelecimento de ensino superior em uma das mais importantes Universidades Brasileiras, na atualidade.
Com a apreciação feita pelo “Feixe de Varas”, a UFLA adquire um status verdadeiramente surpreendente, conferindo-me a melhor recordação dos acontecimentos passados.
Confesso-me cativo de sua bondosa cooperação, honrando-me com a sua presença na comitiva lavrense e estarei sempre ao seu dispor par ao que necessitar.
Do amigo agradecido,
Eudes de Souza Leão Pinto.

Anônimo disse...

Oi, eu gostaria de mandar uma leve correção sobre a matéria do senhor Eudes Souza Leão Pinto. Na verdade, ele foi Governador do Rotary Clube Distrito 4.500, no período de 1967/68.