ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 25 de junho de 2009

BARACH OBAMA PREGA A PAZ


O discurso do presidente americano Barach Obama na Universidade do Cairo, Egito, na quinta feira, 04 de junho de 2009, marcou a nova fase na política externa americana para o oriente médio. Durante 45 minutos ele pregou um recomeço das relações de seu país com o mundo muçulmano. Sua voz se estendeu para mais de um bilhão de discípulos de Maomé e também para o povo americano. Citando o Alcorão, pregou o diálogo honesto e respeitoso entre os dirigentes das nações e disse que sua administração está empenhada em convencer o povo americano de que o Islamismo não é uma religião de extremistas.
Inicialmente o presidente Obama traçou uma breve retrospectiva das relações entre os mundos cristão e muçulmano. Declarou que ambos partilham dos mesmos princípios de justiça, de solidariedade, de tolerância e de dignidade do ser humano.
“Enquanto nossas relações forem definidas por nossas diferenças, estaremos ajudando àqueles que semeiam o ódio em vez da paz, que promovem o conflito em vez da cooperação. Este ciclo de discórdia deve ter fim, para que possamos ajudar nossos povos a alcançar a justiça e a prosperidade”, afirmou.
O presidente americano reconheceu que apenas um discurso não seria capaz de apagar tantos anos de desconfiança, mas o importante, declarou ele, é aprender a escutar, a se respeitar e a encontrar os caminhos do entendimento.
O presidente ressaltou a contribuição do Islamismo para o progresso da civilização. Mencionou que sete milhões de americanos são muçulmanos, que muito contribuem para o progresso e desenvolvimento do país. Valorizou o fato de que existem 1.200 mesquitas no Estados Unidos, construídas em todos os estados da nação americana.
Sobre o quadro atual, o presidente afirmou que os Estados Unidos não darão trégua aos extremistas, principalmente da rede Al-Qaeda, responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que causaram cerca de 3.000 mortos. Ele disse que o mundo muçulmano deve fazer o mesmo.
A respeito do conflito Israel-Palestina, o presidente Obama apelou para que cada parte reconheça as aspirações da outra. Afirmou claramente que o governo americano não aprova a violação dos acordos pelo governo israelense, como também, acrescentou, o Hamas deve reconhecer o direito de Israel existir, deve respeitar os acordos firmados e cessar a violência. A violência, disse ele, mina toda autoridade moral dos dirigentes.
O presidente Obama abordou também a questão das guerras do Afeganistão e do Iraque. Ressaltou que as forças americanas não pretendem aí permanecer mais tempo que o necessário e que seu país não tem nenhum objetivo de conquista territorial.
Ele igualmente falou das relações com o Iran. Reconheceu que os Estados Unidos erraram ao apoiar o golpe de estado de 1953, que depôs o primeiro ministro Mosaddeq, restaurando a ditadura do Xá Resa Pahlevi. Conclamou o Iran, a parar de se definir em função de sua oposição aos Estados Unidos e a buscar uma real definição para o futuro.
Barach Obama falou da democracia, das liberdades religiosas, dos direitos das mulheres e do desenvolvimento econômico nos países mulçumanos. Disse que impedir as mulheres de se instruírem não é senão um modo de vedar seu acesso a um futuro melhor. Disse que os países onde as mulheres são mais instruídas são também mais prósperos.
O discurso de Obama busca, sem dúvida, restaurar a imagem dos Estados Unidos no mundo, deteriorada pela política de seu predecessor, George W. Bush.
As guerras do Iraque e Afeganistão, o escândalo da prisão de Abou-Ghraïb, o destino dos presos de Guantânamo, o alinhamento sistemático pró-Israel, contribuíram para denegrir a imagem americana, principalmente perante o mundo árabe-muçulmano.
O discurso de Barach Obama representa, sem dúvida, uma reviravolta na
política externa americana. Representa, sobretudo, uma identificação com os ideais rotários de busca da Paz e Compreensão Mundial, preconizados por Paul Harris desde 1905, ano da fundação do Rotary International.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

FORRÓ NA CASA DOS MENDONÇA









Alegria e companheirismo marcaram o sábado, dia 06 de junho, na fazenda Primavera, de Zoroastro e Janete Mendonça, em Caruaru.
Às nove da manhã o ônibus partiu lotado da frente do hotel Vila Rica, em Boa Viagem. O percurso foi marcado por um bate papo alegre e descontraído, regado a refrigerantes e sucos. Flory e Gracinha providenciaram chapéus de palha com um babado azul estampado para as mulheres e um lenço no mesmo padrão para os homens. Maria Helena, gentilíssima como sempre, confeccionou lindos chaveiros de fitas coloridas e um pequeno ornamento que os homens penduraram na lapela e as mulheres nas bolsas.
O nosso querido Boa Viagem compareceu em peso. Não citarei nomes, basta ver as fotos. Ressalto apenas as presenças indispensáveis dos queridos companheiros Jorge e Mônica; Enoc e Albertina; Eunando e Ana Lúcia, além da possível futura companheira, nutricionista Magali Schilling e também Pedrinho, filho de Francine. Corsino e Manoel levaram filhos e netos. Esperavam-nos Zoroastro e Janete, perfeitos anfitriões, com os filhos, Cid, Jorge, Cláudio, e respectivas esposas. Chegaram também os companheiros do RC Caruaru, além do amigo de sempre, o simpático ex-prefeito, hoje vereador, Tony Gel.
Zoroastro é membro do RC Caruaru e sócio honorário do RC Boa Viagem. A festa junina na fazenda Primavera é uma tradição para a qual são convidados os companheiros dos dois clubes, além de amigos e parentes da família.
Ao chegarmos, lá pelas 11h30min, grata surpresa nos esperava. Uma farta mesa de café da manhã, com uma variedade de comidas típicas, de dar água na boca: tapioca, bolo Souza Leão, pé de moleque e tantas guloseimas que seria impossível descrever. Superior a qualquer hotel cinco estrelas.
Imediatamente um conjunto pé-de-serra começou a tocar. Dois vocalistas, cada qual melhor, acordeão, zabumba, triângulo, teclado, deram a animação, sem parar nem repetir. Segundo Cid, forró na casa dos Mendonça tem hora para começar, não tendo para terminar. E tome aperitivo, churrasquinho, frango, coração, picanha, uísque do melhor, além de vinho, cerveja, sucos e refrigerantes. O almoço saiu lá pelas 17h00. Foi festa pra ninguém botar defeito, como só mesmo Z. Mendonça, e Janete sabem fazer.
Obrigado aos nossos queridos companheiros de Caruaru. Obrigado, Zoroastro, Cid, George e Cláudio. Que Deus os proteja e que o RC Boa Viagem permaneça sempre forte e unido como um FEIXE DE VARAS.

F I M