ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DIZER SIM À VIDA


DIZER SIM À VIDA
Alberto Bittencourt
Um velho sábio meditava todos os finais de tarde sob frondosa árvore num pomar em que um grupo de meninos costumava brincar. O ancião tinha a fama de tudo saber, de nunca errar, de ter sempre resposta para todas as perguntas.
Um belo dia, um dos meninos, tendo encontrado um filhote de passarinho no jardim, resolveu pregar-lhe uma peça.
Segurou o filhote com as mãos fechadas, escondidas atrás do corpo e falou para os companheiros:
“Vou perguntar ao mestre se o que eu tenho nas mãos está vivo ou está morto. Se ele responder que está vivo, eu esmigalho o passarinho com a mão e lhe mostro seu corpo inerte. Se, ao contrário, ele responder que está morto, então eu abro a mão e deixo o passarinho voar livre para a liberdade. Desse modo, eu duvido que desta vez ele acerte.
Assim o fez:
“Ó Mestre, perguntou. O passarinho que eu tenho nas mãos está vivo ou está morto?”
O velho homem fitou o menino, pensou por uns instantes e respondeu:
“A resposta está nas suas mãos. Você decide”.

&&&&&&

Sim, é você quem decide, a resposta está em suas mãos. Você pode decidir pela vida ou você pode decidir pela morte, você pode dizer sim à vida ou você pode dizer sim à morte. Você decide, a resposta está em suas mãos.
Visitando a Escola Casa da Paz, patrocinada pelo Rotary Club de Belo Jardim, PE, encontramos, Helena e eu, no ano do Centenário,  2004-05, afixada em uma parede, um cartaz com o seguinte poema, de autoria da diretora Kirley Almeida:

Dizer sim à vida é dizer sim ao Amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade “.


Dizemos SIM à vida, quando pertencemos ao quadro social de um Rotary Club, com o coração pleno de boas intenções, com o espírito voltado para o trabalho voluntário, para a prestação de serviço desinteressado em favor do próximo, quando reconhecemos e prestigiamos o esforço da Fundação Rotária, na Busca pela Paz e da Compreensão Mundial. 
Por outro lado, se nos acomodamos, se nos servimos do coletivo apenas para tecer críticas, nada fazer de positivo, quando fazemos resistência passiva, quando caminhamos em sentido contrário aos ensinamentos e à obra de Paul Harris, dizemos sim à morte e não à vida.
Quando freqüentamos um RC apenas por freqüentar, quando não tomamos conhecimento nem do trabalho, nem das propostas em favor da vida, quando permanecemos indiferentes ante tantos irmãos que sofrem e nos pedem ajuda, estamos dizendo sim à morte.
Quando agimos com egoísmo, centrados na vaidade, quando o fruto de nossa ação é a nossa própria pessoa, quando só agimos em benefício próprio, então estamos dizendo sim à morte.
Só há um modo de dizer SIM à vida: é com o fruto do nosso trabalho, com dedicação, com disponibilidade, com amor ao próximo, investindo na fraternidade doando nosso tempo e nossa energia na luta por um mundo melhor, vivenciando a solidariedade.

Dizer sim à vida é dizer sim ao Amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade “.